terça-feira, 2 de junho de 2009

Aversão à Iniquidade


Em laboratório, a professora Sarah Brosnan conduziu uma experiência no formato “uva VS pepino”, foi feito um estudo no qual macacos recebiam um pedaço de pepino ou uma uva como recompensa por uma tarefa simples.

Se os dois macacos recebiam a mesma recompensa, nunca havia problema.

As uvas eram de longe as preferidas (como nós, como verdadeiros primatas, eles dão preferência para o teor de açúcar), também quando os dois recebiam pepino, a tarefa continuava a ser feita.

No entanto, quando recebiam recompensas diferentes, aquele que era negligenciado começava a falhar nas tarefas e logo depois uma rebelião e a recusa de executar a tarefa ou então recusava comer o pepino.

Esta é uma resposta "irracional", no sentido de que, se na vida (e da economia) se tenta à maximização do lucro, os macacos sempre aceitavam e comiam o pedaço pepino que lhe era dado no fim da tarefa, mas não aceitavam quando o parceiro estava recebendo algo melhor.

Em seres humanos, essa reacção é chamada de "aversão à iniquidade".

Se em macacos está resposta “irracional” vem de algo que se deve chamar sentido de justiça, em seres humanos (macacos sem pelo (alguns)) através da complexidade social demasiados recebem pepino quando deviam receber uvas e vice-versa!

A “aversão à iniquidade” é pouco usada por nós, motivos sociais como politica, religião, etccccccc

Creio que um pouco de anarquia seria saudável!

Fiquem bem

João Gonçalves

ICC – não confundir anarquia com caos!

Sem comentários: