sábado, 10 de janeiro de 2009

MANTEIGA vs MARGARINA


Manteiga ou Margarina?

Sabem a diferença entre margarina e manteiga? Leia esta mensagem até o fim... ela acabará ficando muito interessante!

Ambas possuem a mesma quantidade de calorias. A manteiga é ligeiramente maior em gorduras saturadas. Comer margarina pode aumentar doenças cardíacas em mulheres de até 53%, comparado com comer a mesma quantidade de manteiga, de acordo com um recente estudo feito pela medicina de Harvard. Comer manteiga aumenta a absorção de muitos outros nutrientes presentes em outros alimentos. A manteiga possui muitos outros benefícios nutricionais e a margarina tem apenas alguns, porque eles são adicionados a ela.

A manteiga tem gosto melhor que a margarina e pode melhorar o sabor de outras comidas. A manteiga já existe por séculos, enquanto a margarina existe há menos de 100 anos. A margarina é muito alta em ácidos (trans)graxos, triplica o risco de doenças cardíacas, aumenta o colesterol total e o LDL (o colesterol ruim), abaixa o colesterol HDL (o colesterol bom), aumenta o risco de câncer de cinco vezes, diminui a qualidade do leite materno, diminui a resposta do sistema imunológico, diminui a resposta da insulina. E um fato muito interessante: a margarina está apenas UMA MOLÉCULA distante de ser um PLÁSTICO! Apenas este fato é suficiente para me manter afastado da margarina por toda a vida e de todo produto que é hidrogenado (isto significando que o hidrogénio está adicionado, mudando a estrutura molecular da substância).
VOCÊ pode fazer este teste: compre um potinho de margarina e deixe-o na sua garagem ou numa área à sombra. Depois de dois dias você irá perceber o seguinte: nenhuma mosca, nem mesmo aquelas moscas de frutas irão perto da margarina (isso deveria te dizer alguma coisa). Ela não apodrece ou passa a cheirar de forma diferente...porque não tem qualquer valor nutricional, nada cresce nela... nem mesmo aqueles pequeninos microorganismos irão encontrar um lar para crescer ali... Por que? Porque a margarina é praticamente um plástico! Você teria coragem de fundir sua Tupperware e espalhá-la na sua torrada?

Fiquem bem
Fonte: Saude perfeita

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu adoro manteiga!!! :)

Andre Martin disse...

Por falar em Tupperware, atreva-se a ler sobre este tema no Fama inFame (http://famainfame.blogspot.com)
rsrs

Luis Maia disse...

Tem razão. A margarina não passa de plástico!!!!!!

Ligia disse...

A diferença entre o grafite e os diamantes são as ligações entre os átomos, portanto os diamantes não são assim tão valiosos, pela lógica!!!
Esta definição de amrgarina já está desactualizada. A indústria das margarinas têm feito alterações no produto de forma a torná-las mais saudáveis e competitivas no mercado. A maior parte das margarinas são considerados cremes vegetais, logo têm menor quantidade de gordura, são de origem vegetal, logo não têm colesterol, têm vit A,D e E e como a maior parte já não é hidrogenada não têm gorduras trans.