quinta-feira, 18 de maio de 2023

“O Caminho para a Evolução também tem pedras “ Ana Ferreira Trindade


Nós somos “espíritos” num corpo físico – tudo é espiritual…ler, escrever, ter uma profissão, etc…

“Os cristais e as pedras preciosas são a manifestação mais pura da energia e da Luz no plano físico.

Os átomos que os constituem estão em perfeita harmonia e permitem, assim, a manifestação da Luz sob a forma “sólida”. Cientificamente está provado que os cristais são os melhores condutores e amplificadores de energia…

Existem vários tipos de cristais e pedras preciosas e cada um tem a sua energia particular. Fazendo uma comparação prática, o cristal de quartzo será o clínico geral (aquele que trata e “sabe” de tudo um pouco), as outras pedras serão os “especialistas”, cada um dominando a sua área de energia de cura, com energias mais específicas “

António Duncan

Atenção – todas as informações dadas, servem meramente para uma noção básica de como se podem utilizar estes preciosos auxiliares, não devendo, por isso, ser usadas sem saber como fazê-lo corretamente.

As pedras em si, não têm valor curativo, são componentes lindos da Natureza, mas não curam por si só, nós teremos de fazer a nossa parte e “trabalharmos”, embora possamos aproveitar a enorme ajuda que as pedras nos dão. Então, sempre que se utilizar uma pedra temos de nos lembrar que ela é, apenas, um auxiliar. Nós criamos a nossa realidade, onde queremos colocar a nossa “atenção” e intuição. Para criar a nossa realidade existe uma “fórmula” com três ferramentas essenciais e três grupos de “matérias-primas”:

Ferramentas:

- Desejo;

- Imaginação;

- Expectativa.

Grupos de matérias-primas:

- Atitudes e crenças;

- Pensamentos e sentimentos;

- Escolhas e decisões.

Se, por vezes, “esta fórmula” faz criar problemas e doenças, também poderá levar à cura. Projetar desejos, vontades e expectativas para podermos criar a nossa realidade, é o que sempre fazemos e aqui as pedras têm um papel fundamental.

Para podermos utilizar as pedras elas terão de ser devidamente tratadas, ou seja, limpas, energizadas e programadas.

aft 2

32

Limpeza:

Existem vários métodos de limpeza, mas nem sempre são adequados para todas as pedras. O melhor é usar uma Selenite que limpa e energiza todas elas, mas a qual não necessitamos de limpar e energizar porque ela própria se Auto limpa e Auto energiza…

Assim, e porque não estamos num curso de cristaloterapia, apenas daremos algumas noções e formas de ajuda muito básicas.

Optaremos por limpar as pedras (no caso de não conseguir comprar uma Selenite), com um incenso de nosso agrado – passam-se as pedras pelo “fumo” tendo a firme intenção de as libertar totalmente de todas as energias que não lhes pertençam.

Energização

Método Planetário – sol, lua, terra. Colocam-se as pedras ao sol, ao luar ou enterradas em terra (mas não em vasos com terra, aqui é da “mãe terra” que falamos -campo, jardim, enfim, grandes espaços.). Se optarmos por usar o Sol como energizante devemos fazê-lo sempre da parte da manhã. Se preferirmos o luar, teremos de energizar durante a Lua Cheia ou o Quarto-Crescente.

Com a Selenite as pedras ficam limpas e energizadas, daí o seu uso ser o mais fácil e fiável.

Programação

Pega-se na pedra, primeiro com a mão dominante e depois com a outra, devemos sentir a sua energia, e posteriormente colocarmos a intenção de…consoante a função da pedra.

Kit Básico

Selenite (para a limpeza e energização das pedras);

Cristal de Quartzo (que será o nosso cristal pessoal e deverá acompanhar-nos sempre);

Ametista;

Azurite;

Água Marinha;

Canga rosa ou quartzo rosa;

Malaquite;

Citrino;

Cornalina;

Rubi;

aft 3

33

Turmalina preta (que também nos deverá acompanhar por ser uma pedra de proteção). Esta pedra, por vezes, como que “explode”, parte-se com ruído, às vezes e/ou desfaz-se em pó. Isto quer dizer que estivemos perante energias de baixa vibração e que a pedra se “sacrificou por nós”. Acontecendo, deveremos agradecer à pedra ter “sucumbido” por nós…

Magnetite – atrai a realidade do que se deseja

Hematite - faz ancoragem à terra. Se estivermos a dar Reiki, poderemos usá-la nos nossos pés. Em Meditação é utilizada para que a pessoa “volte” do estado meditativo rapidamente e sem problemas.

Chakras e pedras ( o Kit básico a ajudar)

7º Chakra – coronário

Trabalha com diversas cores e o cristal de quartzo poderá substituir qualquer pedra (em caso de necessidade). Para quem conhece os Florais é como se usássemos o Rescue.

Para não alargarmos muito, visto não estarmos num curso de cristais e para utilização no Reiki, poderemos trabalhar este chakra com a Ametista (espiritualidade, insónias, dores de cabeça, preventivo e curativo do alcoolismo e para ajudar na Meditação). Esta pedra representa, também, a Sabedoria … tem a suavidade de uma “avó”

6º Chakra – Frontal (3º Olho/ 3ª Visão)

Cor: Índigo

Pedra principal: Azurite (ajuda a trabalhar o aspeto das crenças (o que se acredita bem lá no fundo…o “Eu Sou”…) e a descobrir se essas crenças dão origem a uma postura menos positiva. Também ajuda nas limitações mentais, trabalhando a memória (é chamada, também, a pedra dos cábulas), concentração, coordenação de pensamentos, raciocínio lógico e inteligência.

5º Chakra – Laríngeo

Cor – azul

Este chakra é o que está mais perto do corpo físico, traduzindo o 6º e o 7º, que são espirituais. Este chakra é o da comunicação/verbalização, incluindo a comunicação da Verdade Interior. É o chakra da Comunicação/Expressão…

Pedra principal: Água Marinha (muito útil em toda a área da comunicação e saúde no geral). Abrange um espectro muito grande de cura. Voz (cordas vocais), rouquidão, problemas de garganta, asma, rinites, febre, tensão alta, problemas de tiroide. Na área espiritual trabalha a ligação com a essência “angélica”, ajudando a ligar a lembrança com essa essência.

4º Chakra – Cardíaco

Cores - rosa e verde

Embora a cor deste chakra seja representada pelo verde, na verdade também tem a cor rosa porque neste chakra é onde fica localizada a “chama rosa ou do auto-amor”. Este amor é o amor ser, amor energia vital, não é o “eu tenho”, mas o “eu sou”

Cor rosa – a principal auxiliar é a canga rosa ou quartzo rosa (trabalha a autoestima – amor por nós próprios. Ninguém nos vai dar este sentimento…eu mereço é o lema, então eu amo, eu respeito, eu faço…).

aft 4

As pedras verdes trabalham mais a essência deste chakra. São o equilíbrio entre o físico e o espírito. O poder de realização, de transformação, o poder ser …é a energia da cura. A pedra principal é a Malaquite verde, que é a mãe de todas as pedras de cura, é a pedra da auto-cura,

34

ensinando a utilizarmos os nossos “poderes”, dando-nos a consciência das nossas Forças. É a pedra da defesa da vida física e deve usar-se sempre na cura de doenças e na defesa da nossa integridade física (no carro, na mala, junto ao corpo, não importa, mas é absolutamente necessário o seu uso.). Deve ser limpa e energizada uma vez por semana.

3º Chakra – Plexo Solar

Cor – amarelo

É o centro de assimilação das energias, sendo assim, o mais vulnerável.

Pedra principal - Citrino (equilibra este chakra, porque tem uma vibração muito elevada e a negatividade não “convive” com este tipo de energia.

Não Protege, nem transmuta, mas transcende…

2º Chakra – Sexual

Cor – laranja

Este chakra é o chakra da criatividade. Palavras-chave: criatividade/sexualidade/desejo.

A principal pedra é a Cornalina que “empurra” para a tomada de decisões e desperta a vontade. No físico trabalha a saúde dos órgãos sexuais – irregularidade menstrual, miomas, ejaculação precoce, infertilidade, problemas na próstata.

1º Chakra – Chakra Básico

É o chakra da concretização e manifestação do corpo físico.

Também tem diversas cores, mas que podem ser “resumidas” no encarnado.

O Rubi é a sua pedra principal (concretiza o poder, a aplicação das “forças” (justiça divina – não é Julgamento, o julgamento gera medo. A Sabedoria gera Compaixão, que gera, por sua vez, o Amor).

Esta pedra, a nível físico, trata todos os problemas de sangue.

 

Sem comentários: